terça-feira, 2 de novembro de 2010

Afinal, por onde começar?

Bem, acho que pelo início é melhor!
Vamos começar nossos estudos vendo primeiro uma introdução sobre o que são aeronaves, seus tipos e classificações. Depois, nós começamos a aprofundar mais no assunto, ok?!! Então vamos lá...

O que é uma aeronaves?

R.: É todo aparelho capaz de se sustentar e navegar no ar. Esses aparelhos por sua vez, dividem-se em Aeróstatos e Aeródinos cujas definições serão apresentadas a seguir.

Aeróstatos: baseados no princípio de Arquimedes, são também conhecidos como mais leves que o ar, ou seja, aeróstato é um veículo que usa um gás mais leve que o ar (geralmente o gás hélio) para manter-se flutunado.

Exemplo: balão e dirigível.



Exemplo: balão e dirigível.

Aeródinos: baseados na 3ª Lei de Newton - Lei da Ação e Reação - "Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade, em sentido contrário". Os aeródinos são os aviões, planadores, ultraleves e helicópteros, ou seja, os mais pesados que o ar.




*Os aviões, planadores e ultraleves, são aeródinos de asa fixa. Já o helicóptero é um aeródino de asa rotativa.

As aeronaves podem ser classificadas quanto ao tipo de asa, a localização da asa na fuselagem, o número de asas, quanto ao tipo de motor, etc.

Por exemplo:

1 – Classificação quanto ao tipo de asa: asa reta, asa trapezoidal, asa em delta, etc., sendo que cada tipo de asa obedece a um padrão de voo (subsônico, supersônico, etc).

2 - Classificação quanto ao número de asas: monoplano (uma asa), biplano (duas asas), triplano (três asas).

3 - Classificação quanto ao tipo de motor: motor a pistão, motor turbo-hélice e motor a reação. Essa classificação pode ser dar também, quanto ao número de motores, ou seja, monomotor e multimotor.

Bem, eu acho que para o começo está muito bom!! Nas próximas postagens vamos ver um pouquinho mais sobre as asas e sobre os motores das aeronaves. Muito obrigado, abraços e bons voos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário